É o maior planeta do Sistema Solar (1 400 vezes maior do que a Terra), e também o de maior massa, sendo constituído principalmente por hidrogénio. Terá sido o primeiro deste sistema a formar-se, contendo a maior parte da poeira e do gás que não foram agregados no Sol.

Figura 1 - Planeta Júpiter.

Completa uma rotação em torno do seu eixo em apenas 10 horas, a uma velocidade muito rápida.

Uma das marcas mais visíveis é a Grande Mancha Vermelha, uma gigantesca tempestade, observável desde 1840. Os ventos podem atingir velocidades superiores a 700 km/h.

A atmosfera é constituída por 90% de hidrogénio e 10% de hélio, com vestígios de metano e água. As múltiplas cores das nuvens são devidas às reações químicas existentes na atmosfera, e à altitude a que as nuvens se encontram.

O seu núcleo rochoso terá cerca de 10 vezes o tamanho da Terra.

É um planeta com um campo magnético muito forte.

Tem 67 satélites naturais. A grande maioria destes satélites têm menos de 10 km de diâmetro.

Em março de 1979 a sonda Voyager 1, da NASA, possibilitou a descoberta de anéis, escuros e pouco visíveis, constituídos por pequenas rochas.

Características

Raio equatorial: 71 398 km

Massa: 1 900 × 1024 kg

Densidade relativa:

Aceleração da gravidade: 2,53 g

Distância média ao Sol: 778 × 106 km / 5,200 ua

Período de translação: 11,9 ano* / 4343,5 dias*

Período de rotação: 10 horas* / 0,416 dias*

Número de satélites naturais: 79

Velocidade orbital média: 13,07 km/s

* Anos, dias e horas terrestres

Os satélites naturais de Júpiter

Júpiter tem (janeiro de 2019) 53 luas com nome atribuído e 26 à espera de nome oficial, totalizando 79 satélites naturais já conhecidos.

Os quatro maiores satélites de Júpiter são Io, Europa, Ganimedes e Calisto. Estes satélites naturais de Júpiter são conhecidos por luas de Galileu por terem sido descobertas por Galileu, em janeiro de 1610, embora Simon Marius também as tenha observado por essa mesma altura.

Ganimedes é o maior satélite natural de todo o Sistema Solar, sendo mesmo maior que o planeta Mercúrio. A sua distância média, acima da superfície de Júpiter, é de pouco mais de um milhão de quilómetros. Tem um campo magnético.

Calisto é o segundo em tamanho. Gira em torno de Júpiter a uma distância de quase 1,9 milhões de quilómetros. A sua estrutura é uma mistura de ferro e rochas, 60%, e de gelo, 40%.

Io é o terceiro maior (pouco maior do que a Lua). A sua superfície tem poucas crateras, mas apresenta ainda muita atividade vulcânica.

Europa é o quarto em tamanho (pouco menor do que a Lua). A sua órbita em torno de Júpiter situa-se a cerca de 671 mil quilómetros acima da superfície deste.

Bibliografia
https://solarsystem.nasa.gov/moons/jupiter-moons, acedida em 11/01/2019.
http://www.ccvalg.pt/astronomia/newsletter/n_1665/n_1665.htm, acedida em 22/02/2020.