Antoine Laurent de Lavoisier (1743-1794).

Figura 1 - Antoine Lavoisier.
Figura 1 - Antoine Lavoisier.

Nasceu em Paris, no dia 26 de Agosto de 1743, no seio de uma família aristocrata. Estudou literatura, filosofia, lógica, astronomia e geologia.

É considerado por alguns historiadores como um dos pais da química moderna (outros consideram também a importância dos trabalhos de Boyle).

Propôs, em 1776, uma explicação para as combustões e, em conjunto com Berthollet e Fourcroy, uma nomenclatura para os compostos químicos com a publicação do "Méthode de nomeclature Chimique" em 1787, no qual constavam 33 elementos químicos, embora atualmente nem todos o sejam.

Demonstrou a Lei da Conservação da Massa, também conhecida por Lei de Lavoisier.

Publicou, em 1789, o "Traité Élémentaire de Chimie" ("Tratado elementar de Química", Figura 2), livro que demonstrou a necessidade da investigação quantitativa das reacções químicas.

Figura 2 -
Figura 2 - "Traité Élémentaire de Chimie" [imagem: fr.wikisource.org].

A esposa Anne-Marie foi sua assistente, desde a tradução de artigos, de outras e para outras línguas, ao trabalho de laboratório.

Devido ao seu trabalho paralelo como cobrador de impostos, durante a revolução francesa é condenado à morte na guilhotina, o que ocorreu no dia 8 de maio de 1794.

Bibliografia
J. C. G. Calado, "O Homem e a Tabela - Dmitri Mendeleev no sesquicentenário da Tabela Periódica", Química, Vol. 43, n.º 154, Sociedade Portuguesa de Química, 2019.
T. S. Simões, M. A. Queirós, M. O. Simões, "Química em Contexto - 11º ano", Porto Editora, Porto, 2004.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_Lavoisier, acedida em 05/05/2016.