Edwin Hubble (1889-1953).

Figura 1 - Edwin Hubble.
Figura 1 - Edwin Hubble.

Astrónomo nascido a 20 de novembro de 1889, no estado de Missouri, Estados Unidos da América (E.U.A.).

Frequentou a Universidade de Chicago onde se formou em astronomia e matemática.

Também se licenciou em Direito (era a vontade do seu pai) na Universidade de Oxford, Inglaterra, mas apenas exerceu advocacia durante um ano, voltando a dedicar-se à astronomia.

Depois de ter lecionado física e matemática no ensino secundário voltou à Universidade de Chicago para realizar um doutoramento, onde se dedicou ao estudo das nebulosas difusas (enormes nuvens de poeira e gás que eras visíveis no céu).

Figura 2 - Hubble.
Figura 2 - Hubble.

A partir de 1917 fez parte da equipa do Observatório do Mount Wilson, que nessa época tinha o maior telescópio.

Os seus estudos foram interrompidos pela mobilização para a Primeira Grande Guerra, retornando aos E.U.A. em 1919.

Utilizou cefeidas (estrelas de brilho variável, que apresentam uma relação entre o brilho médio e a frequência de variação do brilho - descoberta realizada por Henrietta Leavitt, em 1912) para determinar a distância a algumas nebulosas.

Em 23 de novembro de 1924 publicou a descoberta de que Andrómeda, que até aí se pensava ser apenas mais uma nebulosa dentro da nossa galáxia, é na realidade outra galáxia, tal como a nossa (ideia também defendida por outro cientista, Heber Curtis). A partir dessa altura percebeu-se que muitos dos objetos astronómicos que se pensavam ser nebulosas na nossa galáxia (que na altura era vista como todo o que existia no céu) são outras galáxias.

Depois de, em 1912, Vesto Splipher ter observado desvios para o vermelho das riscas dos espetros de nebulosas (que mais tarde se percebeu serem galáxias fora da nossa) e de, em 1918, Carl Wirtz ter observado o mesmo, Hubble relacionou as velocidades das galáxias com as distâncias às galáxias, demonstrando, em 1929, que o Universo está em expansão, ao estabelecer uma relação entre a distância e a velocidade a que as galáxias se afastam de nós, conhecida como Lei de Hubble.

Classificou as galáxias em espirais, irregulares e elípticas.

Morreu em setembro de 1953, na Califórnia, E.U.A.

Bibliografia
http://divulgacao.iastro.pt/pt/feature/estrelas-que-brilham-no-tempo-edwin-hubble/, acedida em 06/11/2019.
http://www.ccvalg.pt/astronomia/newsletter/n_1638/n_1638.htm, acedida em 19/11/2019.